Política

Expovel no “Calendário”

Os vereadores aprovaram na sessão de ontem, em primeira votação, a instituição da Expovel como evento para o calendário oficial do Município. Mas aí, duas questões são levantadas e não dá pra entender qual delas é a pior.

Primeiro, a feira que tem quase 40 anos e que ainda não era reconhecida como evento oficial de Cascavel. Que traz para Cascavel pessoas de várias regiões, comércio e movimentação financeira. Ou, o segundo ponto. Que é o fato de que o evento está sendo instituído em um calendário que nem existe ainda. Cascavel não tem uma lista oficial de eventos, ou um calendário.

E vários projetos de lei, com datas e meses comemorativos foram aprovados sem que a cidade tivesse essa organização. Um projeto de lei tramita na Câmara e deve entrar em pauta em breve, para fazer com que esse calendário seja, efetivamente, constituído.

A regra para se tornar um evento oficial é que seja realizado, pelo menos, por três anos consecutivos na cidade. Mesma regra para sair desse calendário, que deverá ser organizado por secretarias como a de Esporte e a de Cultura.

Reforma protestante

A discussão foi tranquila a respeito do projeto que institui o Dia da Reforma Protestante em Cascavel. O projeto foi aprovado pela maioria dos votos. Apenas Dorival Lino e Olavo Santos votaram contra a proposição. Os dois que, curiosamente, não fazem parte da bancada evangélica da Câmara. Lembrando que esse dia já é comemorado mundialmente, em 31 de outubro.